segunda-feira, 1 de setembro de 2008

ENEM

Há muitos anos eu tentei o ENEM. Quando digo MUITOS, é porque já fez 10 anos...
Então, muitos...

MAS, lembro-me nitidamente de como era a prova, e olhando a desse ano, a qual fui fiscal, notei que não mudou em nada. Quando digo NADA, é porque o MEC segue o mesmo modelo desde que surgiu esse Exame.

Ah, quanta ilusão essa prova. Alguns vão fazer essa prova esperando que seja algo para se ter parâmetro de como irá no vestibular, outros, porque querem o PROUNI, enquanto isso, o governo vai tapando o sol com a peneira...

Acordem, se a educação brasileira, ou pelo menos a pública, ensinasse do modo que se é cobrado nesse Exame, acredito que os jovens seriam muito mais inteligentes. Pois isso sim que é prova inteligente!

Agora, vestibular de Federais da vida, ou outras que gosta é de cobrar decoreba??? Isso lá é modo de medir a educação de um jovem?
Eu entrei numa faculdade, numa particular, tá certo, mas dois anos depois consegui ir para Federal, E AINDA ATÉ HOJE NÃO SEI DIABOS DE CÁLCULOS DE FÍSICA...

E me formei... muito obrigada!
Hoje, como professora, eu tento, tento mesmo, instigar os meus alunos a pensarem em outras coisas que não o maldito verbo to be!
Ou melhor, procura fazer eles pensarem!

Coisa que a educação pública, ou melhor, alguns matusaléns da vida educacional não aceitam em renovar!!!

Taí, a Pedagogia deve ser recauchutada, o ensino brasileiro deve ser renovado, talvez, assim, os estudantes voltem para as salas de aula!

7 comentários:

Tesão disse...

Olhe, que a educação no Brasil é extremamente pobre em todos os sentidos e o governo só se preocupa com uma estatística forjada, é evidente...

Agora, em comparação com os norte-americanos, por exemplo... eu já convivi com eles, a maioria da minha faixa etária (19 anos) é muito mais apta nos quesitos educacionais do que nós. Por exemplo, é comum qualquer piazinho de 16 anos dos EUA saber calcular reações químicas em mol, resolver equações complexas, problemas de lógica em geral e calcular resultados complexos de física.

Mas adianta em alguma coisa? O povo dos Estados Unidos é mais truculento e simplório do que o nosso. A mesma parcela é facilmente enganável por qualquer idéia, por mais homicida que seja, desde que esteja disfarçada sob o rótulo de "patriotismo".

Eu pessoalmente acho que não é tanto a educação na questão do ensino, mas sim na questão de criação moral que faz a diferença no bom senso e inteligência de um povo.

Anônimo disse...

Acho que faltam incentivos aos professores para que estes executem o trabalho com mais ânimo e possam assim animar os alunos que também precisam de mais influências positivas, façamos reviver nosso Rock Nacional Inteligente, nosso X-Tudo, nosso Rá-Tim-Bum, pois se na minha geração a informação e tecnologia era utilizada de forma produtiva hoje em dia a tecnologia da mídia se volta ao sensacionalismo e nossos Rocks tornaram-se Funks e se antes protestavam a própria burrice de um povo agora nos mandam roubar para deixar de ser idiota.

Precisamos recuperar nossa cultura.

Pod papo - Pod música disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pod papo - Pod música disse...

Gostei do texto. E eu acho que amor ao trabalho é o melhor estímulo que um professor pode ter. Todos sabem que professor ganha pouco no Brasil, quem quer ingressar nessa carreira já está ciente disso. Com certeza os professores têm todo o direito de lutar por salários melhores mas, dinheiro não estimula ninguém, um professor estimulado por dinheiro não é um bom professor pois, ele vai querer sempre mais, e mais, e mais dinheiro então, estará sempre insatisfeito e reclamando do governo. Eu li um livro que dizia: é ridículo o salário de um professor da rede pública mas, um professor que não trabalha por amor, não merece sequer esse salário.

Muitos professores lutam em prol de si mesmos e não em prol da educação do aluno! Quando a educação for a prioridade e não o salário, aí sim a educação vai mudar.

Beijinhos!

delusions disse...

acho que podem melhorar as coisas a partir de cada professor que ensina... Mas em Portugual o cenário também não é bom, infelizmente...


Bjinho*
Sofia

Marcel disse...

A ação está diretamente envolvida com a educação, e ela deve constantemente receber uma atualização de tempos em tempos ou senão deixaria de ter atividade, passando a já sabida passividade.

Um beijo.

Anônimo disse...

Olha...essa prova do Enem foi uma das coisas mais chatas que já fiz na vida, mas o segundo lugar fica pro glorioso Enade.

Eu na minha ignorância, até hoje não entendi qual é o objetivo de uma prova que vence pelo cansaço. E põe cansaço nisso. Quando fiz o Enem, saí de lá mal e mal falando meu nome. Complicado isso...

Fiquei suuuper feliz com sua visita no meu blog. E mais feliz ainda em saber que consegui ser fiel aos fatos e te passar a história do velhinho com ódio no coração como ela realmente foi: bizarra!

Sempre será muito bem vinda no meu blog moça!

Um beijo.